A poesia narrativa de José Luís Peixoto

Terminei Cemitério de Pianos.

Há muito tempo que não lia nada com tanta qualidade. Foi um encontro com a literatura, suponho. Como não tenho muito bem a certeza do que é isso da Literatura, suponho que melhor será difícil.

Pedi-lhe emprestada a ideia da utilização dos dois pontos (:) em duplicado na mesma frase. A “transgressão” na pontuação é excelente!

[…]
o mais depressa que consigo, como se fugisse daquilo que mais me assusta, como se fosse possível fugir daquilo que levo no interior da minha pele e vai comigo para todos os lugares, corro
[…]

o mais depressa que consigo, como se pudesse deixar-me para trás, como se pudesse correr tão depressa que num momento, me soltasse de mim e me deixasse a mim próprio para trás, como se pudesse correr tão depressa que, num momento, me soltasse de mim e me deixasse a mim próprio para trás, como se avançasse para fora do meu corpo, através da velocidade, me purifucasse, corro
[…]

in Cemitério de Pianos,
José Luís Peixoto

[…]
nem sequer impossível. A verdade, como o silêncio, existe apenas onde não estou. O silêncio existe por trás das palavras que se animam no meu interior, que se combatem, se destroem e que, nessa luta, abrem rasgões de sangue dentro de mim. Quando penso, o silêncio existe fora daquilo que penso. Quando paro de pensar e me fixo, por exemplo, nas ruínas de uma casa, há vento que agita as pedras abandonadas desse lugar, há vento que traz sons distantes e, então, o silêncio existe nos meus pensamentos.
Intocado e intocável.
Quando volto aos meus pensamentos, o silêncio regressa a essa casa morta. É também aí, nessa ausência de mim, que existe a verdade.
[…]

in Cemitério de Pianos,
José Luís Peixoto

5 thoughts on “A poesia narrativa de José Luís Peixoto

  1. Pingback: Olha para mim. Olha para mim! « LápisLavra Papa Folhas no Cordel

Deixar uma resposta

