Foi no Alentejo que o Silêncio nasceu

O Alentejo é a região mais bonita da Península Ibérica.

Claro, do meu ponto de vista.
Digo muitas vezes que não viajei muito,
mas pensando melhor: viajei.

Não fui a muitos países diferentes.
Não fui longe e estive várias vezes nos mesmos locais.

Por exemplo, já fui nove (eu disse 9!!) vezes a Salamanca!
Se pudesse também ia essas vezes todas a Barcelona.
Mas a terra do Gaudí não fica ali ao lado,
como a terra do astronauta e dos sapos.

Não fui mais longe que a Grécia, que a Suíça e a Alemanha,
mas já percorri milhares e milhares de quilómetros
pela Europa.
Talvez metade dessas distâncias tenham sido de carro,
como na viagem de 12 dias a Londres,
ou na de 12 dias às Astúrias,
ou a outra de 9 dias à Suíça.

Muitos desses quilómetros foram feitos comigo ao volante.

Lisboa – Madrid – Lisboa
Lisboa – Salamanca – Lisboa
Lisboa – Madrid – Granada – Lisboa
Lisboa – Lausanne
Lisboa – Corunha – Lisboa

 

Até hoje não encontrei nenhuma Região como o Alentejo.

Primeiro, porque tem mar.
Primeiro, porque tem aqueles cheiros e aquele Silêncio tão próprio.
Primeiro, porque tem paisagens de perder de vista
de todas as cores ao longo do ano.
Primeiro, porque tem sobreiros, azinheiras e oliveiras
e flores coloridas nos campos.

Segundo, porque tem pão Alentejano.
Segundo, porque tem comida Alentejana.
Segundo, porque tem coentros em muitos comeres.

Terceiro, porque tem Alentejan@s.

=)

 

 

 

10 thoughts on “Foi no Alentejo que o Silêncio nasceu

  1. Eu gosto do silêncio e dos cheiros, das cores que mudam com a estação e dos coentros, da comida e do ar. Mas principalmente gosto do desafogo que é respirar e pensar, podendo ser opressivo e libertador ao mesmo tempo….

  2. A minha opinião será tendenciosa, pois sou alentejana, mas de facto não há igual.
    Por muito que goste dos Açores, o cheiro a seco, a quente, a madeira, a seara que emana no Alentejo é reconfortante.
    O sorriso das pessoas é caloroso, a calma invade-nos.
    O vento na seara é diferente do vento no mar.
    E sim, os coentros e os poejos, o vinho e a comida…tou a ficar nostalgica!
    Abraço

    • O resto do país que me desculpe, mas Os e As Alentejan@s – @ é para não ferir susceptibilidades… ;-) – mais calorosos. Bem… ainda não fui aos Açores. Ainda!
      Abraço :)

  3. primeiro, se eu não estou enganada, a alemanha é mais longe que a suiça e tu já foste visitar o campo alemão;
    primeiro, sempre que viajei de Madrid ou Granada para Lisboa soube sempre quando entrava em Portugal pela mudança radical na paisagem. O Alentejo é único.
    primeiro, apesar do pó … o alentejo tem um magnifico festival de verão :P

    • Pois fui pois fui, mas a visita foi tão fugaz que até me esqueço apesar daquela quantidade de fotos de Berlim feita em duas horas ;-)
      Já cá faltavam os festivais!!! :-P

Deixe uma Resposta

