Desafio com Livros

A Marisa deixou-me este desafio há uns meses. E eu cá estou a aceitá-lo.

1. Existe um livro que relerias várias vezes?

Claro! :)

Os livros de Poesia, que (re)leio utilizando o método: abrir ao “calhas”, ler, consolar-me (ou não), fechar e mergulhar na prateleira.

Leio passagens que deixei marcadas ou sublinhadas (sim, eu sublinho os livros desde há alguns anos e escrevo-lhes notas). Esses são geralmente ensaios ou biografias.

Tenho livros infantis que de vez em quando releio porque, claro,  são muito rápidos de reler e são sempre uma boa forma de apaziguar neuras, dúvidas existênciais e obrigar-me a um sorriso.

Tenho comprado livros que li, emprestados, e que exigi a mim própria tê-los por perto para os espreitar quando me apetece, sendo que nem sempre é a suposta qualidade literária que me interessa, mas o seu significado para a minha construção como pessoa.

Por exemplo:

  • Olá! Está aí alguém? – Jostein Gaarder
  • No teu deserto – Miguel Sousa Tavares
  • O Livro Misterioso – Margarida Fonseca Santos
  • Biblioteca Mágica – Jostein Gaarder
  • O Último Cabalista de Lisboa – Richard Zimler
  • A Sétima Porta – Richard Zimler
  • A Sombra do Vento – Carlos Ruiz Zafón (versão original)
  • O Ladrão de Sombras – Marc Levy
  • Entrevista com Sara Martinho para o livro O Que Eu Sei Sobre as Mulheres – Ana Sousa Dias
  • A História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar – Luis Sepúlveda

2. Existe algum livro que começaste a ler, paraste, recomeçaste, tentaste e tentaste e nunca conseguiste ler até ao fim?

Vários. E já aprendi a lição: nunca devemos insistir. Não percamos tempo na vida com o que não é essencial, pelo menos no momento em que enfrentamos esse texto.

3. Se escolhesses um livro para ler no resto da tua vida, qual seria?

No topo está o livro da minha vida, que li, reli e vou voltar a reler, porque até já tenho uma segunda versão ilustrada do A História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar de Luis Sepúlveda. É o livro maior sobre o meu tema maior: a Amizade.

4. Que livro gostarias de ter lido mas que, por algum motivo, nunca leste?
Todos os que estão nas pilhas e pilhas lá em casa e  mais os muitos outros que ficam nas prateleiras das livrarias e das bibliotecas, esperando pacientemente.

5. Que livro leste cuja “cena final” jamais conseguiste esquecer?
O desfecho não é  o mais relevante. Achei inaceitável que o filme O Leitor não tivesse respeitado o final do livro.

6. Tinhas o hábito de ler quando eras criança? Se lias, qual era o tipo de leitura?
Sempre li desde que me lembro de ler. Livros infantis e tal. Depois Os Cinco e Os Sete e tal. Mas lembro-me do salto, de quando chegou a necessidade louca de ler e que veio para nunca mais partir, como um vício que se apoderou de mim. O livro Uma Aventura na Cidade de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Até me lembro quando o “roubei” de uma prateleira e o comecei a ler. Não tive condições para o levar comigo para o terminar. Mas lembro-me de estar a contar à minha avó, quando seguiamos para casa, e ela decidir que tínhamos de ir de imediato para uma livraria para o ir buscar! [talvez ela tivesse tido receio de que aquela ânsia me passasse e ela queria lá isso ;-) ]

7. Qual o livro que achaste chato mas ainda assim leste até ao fim? Porquê?
Vários ao longo da vida, mas o último foi Caminhar no Gelo – Werner Herzog. Porque queria saber mais e mais sobre aquela alma humana e como aquela viagem alucinada terminaria, claro!!

8. Indica alguns dos teus livros preferidos.
Os que estão no ponto um. Depois tenho uma estranha relação com Pedro Paixão e Paul Auster.  Adoro a forma peculiar de escrever do José Luís Peixoto. Tenho uma adoração pela forma como Margarida Fonseca Santos e como Richard Zimler contam histórias.

Os livros mais importantes para mim são aqueles que fazem, de que forma for, uma homenagem à Amizade.

Recentemente, encontrei partes muito importantes de mim espelhadas  na entrevista com Sara Martinho para o livro O Que Eu Sei Sobre as Mulheres e no livro No teu deserto.

O livro da minha vida é A História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar de Luis Sepúlveda.

9. Que livro estás a ler?
Tenho uns 20 livros na mesa de cabeceira que estou a ler, mas que não lhes toco há meses… É porque ainda não foi o momento. :)
Terminei o surpreendente (na qualidade do contexto político e económico e da exploração das personagens) Os homens que odeiam as mulheres – Stieg Larsson). E estou a ler: Morte na Pérsia de Annemarie Schwarzenbach e Os Portugueses de Barry Hatton.

10. Indica amigos para responderem a este inquérito
XuxuFirefly, Su e Bela

7 thoughts on “Desafio com Livros

Deixe uma Resposta

