Balanço de uma “longa” viagem em Itália

Se o meu cartão de memória não mostra ser politicamente correcto, por que haverei eu de me mostrar… Não voltarei a Florença nem a Veneza por vontade própria. Não me senti confortável em nenhuma das cidades.

Os números são por demais evidentes:

– 4 dias por campos e vilas da Toscana e da Umbria e ainda Siena  – mais de 1300 fotos
– 3 dias em Florença – boa parte do tempo em trabalho… – meia dúzia de fotos
– 2 dias em Veneza – 250 fotos sendo que mais de 100 são de gôndulas e gonduleiros e as restantes fora do centro turístico.

Esta viagem tornou-se penosa em Florença. Não me consegui alhear da degradação e da quantidade exorbitante de turistas tropeçando uns nos outros.  Meia dúzia de fotos demonstram bem o meu estado de espírito: o desconsolo…

Em Veneza tive um choque ao entrar de Vaporeto  no Grand Canal. A degradação e a vandalização das zonas mais turísticas é enorme. A falta de cuidado vê-se na ausência de uma política turística coerente. Dediquei-me a observar as gôndolas e evitei as zonas mais turísticas sempre que pude. Gostei de palmilhar a cidade cheia de vida própria ao fim-da-tarde quando a luz disfarça o feio e realça as cores mais fortes.

Esta viagem foi toda uma experiência. Aprendi umas coisas, por isso suponho ter crescido. Seis dias de viajem é o meu limite, pelos menos aqui pela Europa. E de preferência, primeiro trabalhar e depois passear tudo de uma vez. Nada de trabalhos pelo meio. Nada de ultrapassar o limiar do cansaço… Conclusão: A Toscana é maravilhosa e é-o com certeza muito mais em Setembro, com sol e os amarelos e vermelhos. Um dia voltarei num qualquer Outono.

Nos próximos dias publicarei fotos e mais fotos do que houve de mais belo… do meu ponto de vista claro. As fotos são minhas, da outra Rita e da Ana: The best of Itália 2012.

2 thoughts on “Balanço de uma “longa” viagem em Itália

  1. Poxa, quer dizer que você não gostou de Florença e de Veneza? Admito que essas duas cidades lotam na primavera e verão, mas não deixam de ter o seu charme. Para conhecer a Florença fora do caos turístico o ideal é vir no inverno, aí sim você pode encontrar gente local e bater um papo.
    Eu moro nos arredores da Toscana, próximo ao outlet The Mall ( http://www.themall.it ) Você chegou a conhecer? O panorama nessa área é muito bonito e lá é o paraíso para comprar os modelitos das grandes grifes italianas por preços mais baixos que nas lojas tradicionais. Bem, espero que volte mais vezes para a Toscana e quem sabe, num futuro, possa experimentar as coisas belas de Florença. Abs Barbara

    • Olá
      Gostei o suficiente de Florença e de Veneza.
      Já os campos e vilas da Toscana a conversa é bem diferente! =)
      Um dia um dia…

Deixe uma Resposta

